quarta-feira, 20 de março de 2013

Emissão de primeira carteira de identidade deve ser gratuita



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: George Cardim (Radio Senado) Imagem: Divulgação

O novo Registro de Identidade Civil tem o formato de um cartão de crédito com chip e vai reunir, em um mesmo documento, o registro de identidade, o passaporte, o CPF, o título de eleitor e a carteira de motorista, além de informações básicas como nome, sexo, data de nascimento, foto e assinatura eletrônica. Outra inovação será um novo número com 10 dígitos que vai valer para todo o território brasileiro. O mecanismo serve para evitar fraudes, já que hoje é possível ter mais de uma identidade, expedidas por estados diferentes. A lei que autoriza o Registro Civil Único foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Executivo para diminuir a burocracia e agilizar os sistemas de identificação. O governo chegou a anunciar o início da substituição gradual do documento antigo pelo novo, mas com o orçamento reduzido o programa está praticamente paralisado e sem um cronograma definido. Para garantir o acesso ao novo documento sem prejudicar o cidadão, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto que garante a primeira emissão grátis da nova carteira de identidade, como explica o relator da matéria, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas.
A proposição exprime sensatez digna de nota, pois institui em favor do cidadão direito que se revela proeminente diante do simples fato que a adequada identificação civil é requisito exigido para o pleno exercício da cidadania nas mais diversas situações.
O Ministério da Justiça prevê que o atual RG deve valer até 2019, quando todos os cidadãos devem ser recadastrados no novo sistema. O processo de substituição deve custar cerca de 90 milhões de reais. A proposta deve ser votada agora pela Câmara dos Deputados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.