quarta-feira, 13 de março de 2013

Caminhoneiros autônomos deverão passar por exame de saúde uma vez por ano



By: INTERVALO DA NOTICIAS

A proposta condiciona a renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas ao exame médico anual, que deve avaliar tanto o estado físico quanto o psicológico dos motoristas. De acordo com o autor, senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, os trabalhadores autônomos são os mais prejudicados pelas condições de trabalho, pois ficam desassistidos de atendimento médico e sujeitos a longas jornadas de trabalho, estresse em função do prazo de entrega, do trânsito, das precárias condições das rodovias e do medo de roubos, além da postura inadequada ao volante, alimentação irregular e privação do sono. Entre os problemas de saúde mais comuns, estão a hipertensão arterial, estresse e problemas de sono, locomotores, circulatórios e gástricos. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, elogiou o projeto e disse que o atendimento médico deve estar à altura da responsabilidade dos motoristas profissionais. 
O transportador de carga, em função da sua capacidade ao volante, ele pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Eles têm a mesma responsabilidade que tem um piloto de avião. O piloto passa por avaliação da sua saúde a cada seis meses, para que não tenha um problema de saúde quando da sua ação profissional.
 Já o senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, está preocupado que a burocracia na hora de renovar a permissão de trabalho dos caminhoneiros atrapalhe os serviços de transporte de cargas.
Hoje nós temos uma frota de um milhão e meio de caminhões no Brasil. A minha preocupação é o que isso pode causar de prejuízos ainda mais no processo logístico. Pra se ter uma ideia do que se diz na aviação, nem sempre isso acontece. Hoje, há dificuldade para fazer renovação, checagem. Isso demora e tem vez que fica muito avião em solo por causa da burocracia e da falta de atendimento. Então fica o alerta, é uma lei importante, mas tem que dar condição para que isso aconteça.
As avaliações médicas farão parte de programas de saúde conduzidas pelo Sistema Único de Saúde. O projeto será agora analisado pela Comissão de Assuntos Sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.