quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pai indignado por filho de 16 anos chegar bêbado em casa chama a polícia



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Indignado, um pai chamou a PM/Policia Militar na noite desta quarta-feira (14/02) em Laranjeiras do Sul/PR, pois seu filho de 16 anos chegou em casa embriagado. Ao questionar o adolescente, o pai descobriu onde ele havia comprado a bebida alcoólica.   A PM e o pai foram até o estabelecimento comercial no centro do município. No local a proprietária confirmou que havia vendido bebida alcoólica para o adolescente (tequila). Diante disso todos foram encaminhados a Delegacia de Policia Civil. Um TC/ Termo Circunstanciado foi feito e uma data foi marcada para serem ouvidos. Na sequencia a comerciante será ouvida pelo Juiz, podendo responder processo administrativo e criminal. O comércio de álcool para adolescentes é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas a prática é facilmente constatada em bares, festas e pontos de encontro dos jovens.
E a lei...
A venda de qualquer produto com teor alcoólico a crianças ou adolescentes até 18 anos é proibida em todo Brasil. Os donos de estabelecimentos que infringirem o artigo 81 e 243 do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente poderão ser autuados em flagrante.
Lei 8.069/90
Artigo 81: É proibida a venda à criança ou ao adolescente de:
I - armas, munições e explosivos;
II - bebidas alcoólicas;
III - produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida;
Artigo 243: Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida.
Pena: Detenção de dois a quatro anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.
O álcool e a saúde...
O álcool quando ingerido em grandes quantidades pode levar à perda da consciência, alucinações, dependência química, ou até mesmo doenças cardíacas. No campo neurológico, quanto mais cedo o adolescente tem contato com álcool, maiores são as consequências para a saúde. No decorrer dos anos vai existir uma dificuldade na aprendizagem. Muitas áreas do cérebro são prejudicadas, o que pode resultar num problema psicológico ou psiquiátrico, segundo a neurologista Tatiane Basseio.
Ligue e denuncie...
Denúncias ao Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul podem ser feitas pelos telefones (42)3635-5639 e na Policia Militar 190 e Policia Civil (42) 3635-8000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.