sábado, 12 de janeiro de 2013

Salto São Francisco será Parque Estadual



Depois que estranhamente o salto São Francisco pertencer a Guarapuava, então agora foi anunciado o Parque Estadual do São Francisco.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Divulgação

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Yurk, anunciou ontem (10) que o Parque São Francisco da Esperança será estadualizado. Esse foi um dos temas da reunião entre o prefeito Cesar Filho e o secretário. Acompanhados de técnicos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), eles também estiveram no Parque, percorreram as trilhas e visitaram o Salto São Francisco, que possui 196 metros de queda livre.  Segundo o secretário, o Governo do Estado vai criar o Parque Estadual da Serra da Esperança. Hoje a área é municipal. “Com isso, o Estado vai fazer investimentos em acesso, estrutura e pessoal para receber melhor receber os turistas, até para que possam permanecer mais tempo na região”, explicou.  Para concretizar esse projeto, o IAP deu início ao levantamento fundiário da Serra da Esperança. “Esse trabalho tem a parceria da Tractebel Energia e será entregue em março. A próxima etapa será a aquisição das áreas pelo Estado”, disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo. 
 Cesar Filho elogiou a disposição do Governo do Estado em adotar as medidas legais necessárias para que Guarapuava amplie o turismo ecológico e rural em toda a área do parque. “Este lugar é um presente de Deus que temos de saber aproveitar. Não tenho dúvida que, com planejamento e apoio do Estado, teremos aqui um dos principais pontos turísticos do Paraná”, enfatizou.
Parque Escola
O secretário também esteve no Parque das Araucárias, onde afirmou que, em parceria com município, será desenvolvido o projeto Parque Escola, que envolve a participação de alunos do Estado e do município. “Temos de melhorar a infraestrutra do local e do Jardim Botânico para que todos os alunos possam, pelo menos uma vez ao ano, visitar o parque, entrando em contato com os temas ambientais”, resumiu o secretário, após conversar com funcionários. Os secretários municipais do Meio Ambiente, Celso Araújo, de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, e da Agricultura, Itacir Vezzaro, também participaram da reunião com Iurk e o acompanharam na visita ao Salto São Francisco e Parque das Araucárias, junto com chefe regional do IAP, Arildo Ferreira. 


Um comentário:

  1. É uma tremenda palhaçada, Iurk fazer uma reunião dessas sem a presença do prefeito de Prudentópolis. Com essa atitude, o secretário de meio Ambiente entrega de vez o salto para Guarapuava. NÃO DÁ PRA ESSA GENTE ENTENDER QUE TURISMO SÓ SE FAZ COM PARCERIAS? E que o salto São Francisco não pertence à prefeitura de Guarapuava? Basta ver as logomarcas daquela prefeitura nas latas de lixo do São Francisco para saber quais são as intenções daquela gente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.