quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Julio Makuch é presidente e Vereadores são empossados em Prudentópolis



Eleito por coeficiente partidário com 1.094 votos, o novo presidente da Câmara de Prudentópolis recebeu 13 votos a favor e nenhum contra
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) com reportagem de Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Por unanimidade, o vereador reeleito do Partido Social Democrático (PSD), Júlio Makuch, foi designado para assumir a presidência da Casa de Leis, nos próximos dois anos. Eleito por coeficiente partidário com 1.094 votos, o novo presidente da Câmara de Prudentópolis recebeu 13 votos a favor e nenhum contra. Makuch encabeçou a única chapa que demonstrou interesse em comandar a mesa diretora em 2013 e 2014. Além do presidente, também fazem parte da mesa, os vereadores José Adilson dos Santos, Vice-Presidente, Luciano Marcos Antonio, primeiro secretário, e Valdir Krik, segundo secretário.Além deles também foram empossados para exercer o cargo de vereador durante os próximos quatro anos, Osmar Pereira, Marcos Roberto Lachovicz, Clemente Lubczyk, José Petez, João Michalichen Neto, Marcos Vinicio dos Santos, Adriano Cardozo, José Amilcar Pastuch e Darley Gonçalves da Rosa. Em entrevista ao repórter Elio Kohut, Makuch enalteceu a decisão dos vereadores, lideranças políticas que entraram em consenso para que apenas uma chapa concorresse à presidência da Casa. Para o novo presidente da Câmara esse fato mostra a união e a maneira como os novos vereadores pretendem atuar. Segundo o vereador, a população espera que os legisladores atuem de forma segura, tranquila e que mostrem trabalho, deixando de lado brigas e desentendimentos pessoais, a fim de lutar em prol do município. Makuch afirmou que espera manter o bom trabalho desempenhado por seu antecessor, o ex-vereador Canderoi Mainardes Filho, que optou em não se candidatar a reeleição em função de discordâncias com o próprio partido antes do período eleitoral.
Transparência
O novo presidente da Câmara ainda relatou que um dos principais objetivos à frente da Casa será mostrar os trabalhos e projetos apresentados de forma transparente, pois existe a necessidade de criar um vínculo e trazer à população para acompanhar de perto os atos do executivo e também do poder legislativo do município. “Quero agradecer todas as pessoas que ajudaram a chegar a este cargo. Sabemos da necessidade do legislativo demonstrar as ações para a sociedade. Por isso, devemos que divulgar qual é o papel dos vereadores, quais são os projetos encaminhados e aprovados na Câmara. Assim teremos êxito e teremos crédito perante a sociedade”, enfatizou Makuch.
Perfil
O vereador reeleito é casado, natural de Prudentópolis, possui o Ensino Médio Completo e tem 33 anos. Durante o ano passado, Makuch deixou o cargo de vereador por alguns meses para assumir a secretaria de Saúde de Prudentópolis, na administração do prefeito reeleito, Gilvan Agibert.
Responsabilidade
Valdir Krik, eleito pela primeira vez como vereador, relatou em entrevista à equipe da Najuá, que a responsabilidade de fazer parte da mesa diretora é grande, mas destacou que o aumento do número de legisladores a partir deste ano o ajuda a cumprir de forma mais fácil o papel de fiscalizar os atos do executivo e ainda a apresentar projetos de lei para apreciação dos demais colegas.
 Aumento de vagas
A principal novidade a partir deste ano será o aumento de três vagas no legislativo prudentopolitano. Agora são 13 e não mais dez vereadores na Câmara de Prudentópolis. Em maio do ano passado, os vereadores da última legislatura aprovaram por sete votos a três o aumento de cadeiras. Uma decisão polêmica que revoltou a população. No entanto, para muitas pessoas essa mudança foi à chance de ouro para ingressar na carreira política. No total, sete vereadores vão fazer sua estréia no legislativo prudentopolitano em 2013. Dos nove candidatos que tentaram a reeleição, seis tiveram êxito e três não voltam para a Câmara. João Michalichen Neto, Julio Cesar Makuch e Juca Petez (PSD), Luciano Marcos Antonio (PMDB), Osmar Pereira (PTB) e Clemente Lubzyck (PR) irão exercer o cargo de vereador por mais uma legislatura. Pedro Filho (PTB) e Bores Bello (PPS), que votaram a favor do aumento de vagas no legislativo, e Deonísio Costa Rosa (PTC), não conseguiram a média suficiente para angariar uma cadeira em 2013, enquanto que o ex-presidente da Casa, Canderoi Mainardes Filho, optou em não concorrer à reeleição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.