quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diretor de Habitação estuda alternativas para evitar alagamentos em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najuá) com reportagem de Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

A frente fria que passou pela região Sul do País formou áreas de instabilidade, trouxe chuva e causou estragos à população na terça-feira, 8. Na região Centro-Sul, a principal cidade afetada foi Prudentópolis. No total, foram registrados um destelhamento, um desmoronamento de área e 18 casas acabaram sendo invadidas pela água. A Avenida São João, principal via da cidade ficou alagada por volta das 10 h. Depois da enchente é hora de contabilizar os prejuízos e estudar medidas para evitar que novos alagamentos aconteçam em períodos de grande precipitação pluviométrica. Essa é a palavra de ordem do diretor de Habitação de Prudentópolis, Éder Schwab, que conversou com o repórter Elio Kohut. Segundo ele, o problema envolvendo a Vila da Luz, um dos principais locais afetados pela chuva na terça-feira, 8, está acontecendo desde o ano de 1978 quando à população começou a construir casas e edificações nas proximidades do Lago Municipal. Com isso, ocorre o alagamento, pois a água não tem para onde escoar. Schwab diz que os moradores de Prudentópolis têm cobrado soluções das autoridades por meio de mensagens em redes sociais. Porém, ele lembra que o problema acontece há muito tempo, mas nenhum ex-prefeito procurou solucionar o problema. Mesmo assim, ele reiterou o seu compromisso e da administração municipal de buscar alternativas para evitar novos alagamentos na cidade.  
Revitalização do lago
Schwab afirma que estudos já foram iniciados para promover a revitalização do Lago. Para que isso se concretize, foram iniciadas tratativas com o governo Estadual e Federal, a fim de liberar linhas de crédito para realocar as famílias que estão em áreas de risco. “Algumas pessoas iniciaram o aterramento de suas casas, mas já notificamos para que todos parassem essas obras. Entendemos que precisamos canalizar a água desde o córrego da BR-373. Iremos incluir as famílias no PAC 2 do governo federal para retirar as famílias dessa região até que seja feito o estrangulamento dessa área. A olho nu podemos diagnosticar os problemas, mas precisamos que as pessoas aceitem nosso pedido para que saiam das casas e ajudem- nos a solucionar esse problema”, solicita. 
Escoamento da águaOutro problema acontece nas proximidades da rodoviária da cidade. O Rio Xaxim, que corta a área central de Prudentópolis, não tem condições de escoar a água acumulada, fazendo com que as ruas sejam invadidas por rastros de lama e lixo, que se acumulam a beira de lojas e residências.
Regularização fundiária
Schwab enfatiza que a culpa não é apenas da população que mora em locais impróprios, mas também das pessoas que liberaram a edificação desses espaços. Este é o caso da Vila Santana, onde muitas pessoas construíram casas em Áreas de Preservação Permanente (APP). De acordo com o diretor de Habitação, Prudentópolis é uma das cidades que faz parte do projeto de regularização fundiária do governo do Estado, que pretende auxiliar os moradores a deixar residências que foram construídas à beira de mananciais, que correm risco de desmoronamento ou alagamento, em virtude das chuvas.  “Esse problema acontece desde 2008. Mesmo assim, as pessoas continuaram construindo casas. A gente tem consciência que muitas pessoas têm famílias, filhos, não tem onde morar e acabam morando nesses locais. Porém, vamos ter que retirá-los buscando ajudas para desenvolvimento de programas para drenagem urbana, efetuando pagamento de casas e destinando outras gratuitamente, pois existe um déficit habitacional. Vamos buscar melhorias, fiscalizar e realizar um diagnóstico social para ajudar essas famílias que estão habitando três áreas consideradas impróprias na cidade", relata. 
Entrevista com Éder Schwab com repórter Élio Kohut:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.