segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

04 novos deputados assumiram no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Rossi (ALEP) Imagem: Sandro Nascimento (ALEP)

Os novos deputados que assumiram as vagas para os próximos dois anos da atual legislatura foram empossados nesta segunda-feira (7), em solenidade realizada no gabinete da Presidência da Casa. Os parlamentares Alceu Maron Filho (PSDB), Tercílio Turini (PPS) e Wilson Quinteiro (PSB) assumiram, respectivamente, as cadeiras dos ex-parlamentares Marcelo Rangel, César Silvestri Filho e Reni Pereira, que renunciaram ao cargo para cumprimento dos seus mandatos como prefeito, desde 1º de janeiro. O deputado Elton Welter (PT) já havia sido empossado no lugar de Augustinho Zucchi, que também renunciou para assumir a Prefeitura de Pato Branco. E a vaga do deputado licenciado e atual secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), será ocupada pelo suplente, deputado Gilberto Martin, do mesmo partido.
Conheça o perfil dos novos deputados:
Tercílio Turini 
Tercílio Turini nasceu em Jaú, estado de São Paulo, no ano de 1944, mas estabeleceu-se em Londrina com a família, que se mudou para a região em 1947. Estudou sempre em escolas públicas e em 1970 entrou na Faculdade de Medicina na Universidade Estadual de Londrina.  Foi presidente do Centro Acadêmico de Medicina e fundador do Diretório Central dos Estudantes.  Filiou-se ao MDB em 1974, a convite do então prefeito de Londrina, José Richa, e de seu secretário de Obras, Wilson Moreira.  Formou-se médico em 1975 e fez especialização em Moléstias Infecciosas em 1976/77.  Em janeiro de 1978 foi contratado pela UEL como professor do curso de Medicina, com atuação no Hospital Universitário (HU).  Na Universidade exerceu cargos de chefe do Pronto-Socorro do HU, diretor clínico e diretor superintendente. Foi chefe da 17ª Regional de Saúde no governo de José Richa, no período de 1983-86. Sempre foi militante político ativo no MDB-PMDB e fundador do PSDB em Londrina. Em 1992 foi eleito vereador em Londrina, para o mandato de 1993 a 96, cargo para o qual foi reeleito outras três vezes, exercendo mandatos consecutivos até dezembro de 2008. Entre 2000 e 2002 foi presidente da Câmara Municipal de Londrina. Em 2005 mudou para o PPS e em 2010 foi candidato a deputado estadual, ficando como primeiro suplente, com 32.804 votos. Representa a região Norte e a parte do Norte Pioneiro do Paraná, mantendo contatos frequentes com prefeitos dessas áreas. Pretende desenvolver o trabalho na Assembleia em sintonia com as principais necessidades dessas regiões, com foco especial na área de saúde.
Wilson Quinteiro

Wilson Quinteiro nasceu em Maringá em 1971. Casado com Neandra de Castro Vitaliano Quinteiro. É pai de Sofia Vitaliano Quinteiro. Advogado graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua desde 1994 na área, como especialista em Direito do Consumidor e Direito Eleitoral. Foi militante no movimento estudantil, presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da UEM e diretor do DCE da mesma instituição. Quinteiro é autor de várias ações em defesa da coletividade, tendo defendido mutuários do Sistema Financeiro de Habitação - SFH, agricultores, consumidores, dentre outros. Na área literária escreveu dois livros: “Do Plano Diretor” e “Ex-presos Políticos: o direito à indenização perdura”. É também articulista de jornais do Paraná e de outros estados. Eleito com quase 45 mil votos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Wilson Quinteiro foi deputado estadual também pelo PSB de dezembro de 2009 a dezembro de 2010, e secretário de Relações com a Comunidade no Governo Beto Richa, de fevereiro de 2011 a março de 2012. O foco da sua atuação política abrange principalmente as áreas da saúde, segurança pública, transporte coletivo, habitação e educação. Representante da região de Maringá, Wilson Quinteiro pretende atuar na defesa de políticas públicas no âmbito de direito sociais e humanos, militando para implementar um novo formato de gestão das regiões metropolitanas, com geração de oportunidades e capacitação aos cidadãos. Quinteiro pretende focar seu trabalho no desenvolvimento dos municípios do Paraná através da área social, abrangendo aspectos da segurança pública, saúde e educação, dentre outras áreas.
Elton Welter
Filho de pequenos agricultores oriundos do Rio Grande do Sul, Elton Welter nasceu na comunidade de Linha Floriano, em Toledo, em 23 de novembro de 1968. É casado com a professora universitária Nelsi Kistemacher Welter, com quem tem uma filha, Ellen. Foi trabalhando na lavoura com os pais e estudando no período da noite que formou-se técnico em Agropecuária pelo Colégio Estadual Presidente Castello Branco, e depois em Filosofia pela UNIOESTE, ambos em Toledo. Na universidade, estudando as correntes do pensamento político, conheceu o Partido dos Trabalhadores, e aprofundou seus estudos sobre o socialismo, construindo sua trajetória política baseada na solidariedade, na defesa da ética, do meio ambiente e da pessoa humana, procurando sempre fazer de sua atividade política uma ferramenta de transformação social. Posteriormente especializou-se em Desenvolvimento Regional na mesma UNIOESTE.
Foi assessor parlamentar do primeiro vereador eleito pelo PT em Toledo,  Aldeni Araújo, de 1993 a 1996. Nesse último ano, Welter é eleito vereador e em 2000 é reeleito com expressiva votação. Foi destaque regional na condução de seu mandato, o que proporcionou as bases de sua vitória nas eleições para deputado estadual de 2002. Consolidou sua reeleição para o segundo mandato de deputado estadual em 2006, ampliando sua votação. A articulação política com as forças sociais do Paraná, o trânsito fácil com as lideranças estaduais e nacionais e o respeito adquirido pela atuação firme e propositiva são as marcas do segundo mandato. Em sua atividade parlamentar na Assembleia ocupou diferentes espaços de destaque, tais como o de líder da bancada do PT, presidente do Bloco Agropecuário, representante do PT nas comissões de Constituição e Justiça, Ecologia e Meio Ambiente, Agricultura, e foi também 3º secretário da Mesa Diretora da Casa.
Alceu Maron Filho
Alceu Maron Filho nasceu no ano de 1971, em Curitiba, mas estabeleceu-se com a família em Paranaguá, no litoral do Paraná. É formado no curso de Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduando-se no ano de 1994, com posterior especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Curitiba. Já exerceu o cargo de advogado do Porto de Paranaguá. Sua carreira política começou no ano de 2004, quando foi eleito vereador de Paranaguá pelo PTB, com 1.146 votos. Já esteve filiado ao PMDB e é atualmente presidente do PSDB de Paranaguá. Deputado eleito com mais de 31 mil votos, representa a região do litoral paranaense. Estabelece como prioridade do seu mandato suprir as necessidades das comunidades do nosso litoral, com especial foco nas áreas de saúde e de infraestrutura.
Gilberto Martin
Gilberto Martin nasceu no dia 28 de fevereiro de 1958, em Catanduva (SP). É casado e pai de dois filhos. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1983, especializando-se em Saúde Pública pela Fiocruz, e em Gerontologia pelo Inbrape, e fez mestrado em Saúde Coletiva pela UEL. Na área pública, foi prefeito de Cambé (1993 a 1996), secretário municipal de Saúde daquele município (1983 a 1988), diretor da 17ª Regional de Saúde de Londrina, em 2003, e superintendente de Gestão em Saúde (de 2004 a 2007). Como secretário municipal participou do processo da constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e como prefeito foi uma das sete primeiras autoridades a receber do Unicef (órgão das Nações Unidas para crianças e adolescentes), em 1996, o título de Prefeito Amigo da Criança, devido a programas voltados para a redução da mortalidade infantil, educação na redução da evasão escolar, retirada de menores de rua e inclusão social. No governo Roberto Requião foi secretário de Estado da Saúde. O tema da saúde, portanto, será naturalmente uma prioridade na sua atuação como parlamentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.