terça-feira, 2 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 - Vereadores usam estrutura da Câmara para distribuir santinhos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Amanda Audi e Gisele Barão (Gazeta do Povo) Imagem: Henry Milleo (Gazeta do Povo)


Pelo menos quatro vereadores de Curitiba que concorrem à reeleição têm material da campanha eleitoral para distribuição em seus gabinetes – o que é irregular. Isso foi o que constatou a reportagem da Gazeta do Povo que, na semana passada, conseguiu obter centenas de panfletos eleitorais na Câmara Municipal.
Sem se identificar, a reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com os gabinetes de todos os vereadores.Por telefone, funcionários dos vereadores Aldemir Manfron (PP), Jorge Yamawaki (PSDB), Odilon Volkmann (PSDB) e Jairo Marcelino (PSD) garantiram que seria possível conseguir panfletos eleitorais na Câmara. No gabinete dos quatro candidatos, a Gazeta do Povo obteve santinhos, jornais e adesivos dos vereadores-candidatos. Em dois deles, os funcionários aproveitaram para registrar nome, telefone e endereço do possível eleitor. Na maioria dos gabinetes visitados, os servidores foram cautelosos para não expor a distribuição. Uma funcionária utilizou folhas de jornal e uma sacola para embrulhar panfletos e adesivos. “É melhor não mostrar isso por aí”, sugeriu à reportagem. Em outro gabinete, o material estava guardado em uma caixa no armário. “A gente deixa aqui bem discreto e dá só para os amigos. A fiscalização está forte”, explicou a funcionária. Cerca de dez minutos após a conversa, ela procurou a equipe da Gazeta do Povo para recolher o grosso envelope branco que entregou para esconder os panfletos do candidato. “Vou pedir para alguém fazer uma visita na sua casa. Não quero deixar você com esse material”, disse. Outra servidora entregou santinhos em uma sacola.  Nos demais gabinetes, alguns atendentes chegaram a explicar que a prática é proibida na Câmara, e a maioria informou telefones e endereços dos comitês onde seria possível obter os santinhos. Servidores de outros dois vereadores chegaram a dizer por telefone que havia propaganda nos gabinetes. Mas a informação foi negada quando a reportagem da Gazeta do Povo esteve no local.
Candidatos dizem desconhecer distribuição feita no Legislativo
Os quatro candidatos que tinham material de campanha no gabinete afirmaram desconhecer que a distribuição estava ocorrendo.“Só se meus funcionários estiverem me desobedecendo”, disse o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), que confirma que a prática é considerada ilegal dentro das dependências da Câmara. “Eu inclusive repreendi os colaboradores na semana passada. Disse que não podia ter material lá.”
Jairo Marcelino (PSD) também afirmou desconhecer a prática no seu gabinete na Câmara. “Sou totalmente contra gabinete virar comitê. Se algum material foi entregue, deve ser o que estava no bolso de algum funcionário”, disse ele. A equipe da Gazeta do Povo, porém, recebeu mais de 150 santinhos do candidato.
Aldemir Manfron (PP) comentou que seu material de campanha é distribuído no comitê e não na Câmara – apesar de a reportagem ter recebido em seu gabinete, embrulhados em jornal para não chamar a atenção, adesivos, jornais e panfletos de sua candidatura. “Não tenho conhecimento de material no meu gabinete. Nem consigo acompanhar o trabalho lá”, disse ele. O candidato também informou que os vereadores não receberam orientações da Mesa Diretora sobre a prática. O vereador Odilon Volk­­mann (PSDB) afirmou que tem conhecimento da ilegalidade e que os santinhos obtidos no seu gabinete eram de uso pessoal do seu advogado. “Eu orientei meus funcionários. Esse [que entregou santinhos] agiu por inexperência”, disse Volkmann.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.