sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saiba o números de inscritos no Vestibular da UNICENTRO


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najua (Rodrigo Zub) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

O curso de Psicologia turno integral é o mais concorrido entre as opções de graduação oferecidas pelo Câmpus Irati no vestibular de primavera da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A relação candidato/ vaga foi divulgada na terça-feira, 28, pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps) da instituição. No total, 6.204 vestibulandos irão participar do processo seletivo que acontece nos dias 16 e 17 de setembro. Do total de inscritos, 60,38% são mulheres e quase a totalidade é paranaense (97%). Predominam candidatos que cursaram o ensino fundamental em escolas públicas (77,34%). Nos números gerais, considerando todos os 56 cursos ofertados pela Unicentro, o mais concorrido é Medicina Veterinária, como no vestibular de primavera do ano passado. Para cada uma das 20 vagas, há uma média de 29,20 candidatos. O segundo curso mais concorrido é Psicologia ofertado em Irati, com 21,33 concorrentes/vaga. Ainda em Irati, os cursos de Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis e Administração, possuem concorrência acima de dez candidatos/vaga. No total, 1.591 vestibulandos concorrem as 191 vagas oferecidas no Câmpus Irati.
Já em Prudentópolis, 305 estudantes disputam as 48 vagas que são disponibilizadas em três opções de cursos. O maior número de inscritos foi registrado no curso de Administração (148), seguido por Pedagogia (93) e Ciências Contábeis (63).    
Distribuição de vagas
Edson Golinski, que faz parte do setor de Comunicação do Campus Irati da Unicentro, explica que as vagas são distribuídas conforme as cotas sociais e programas oferecidos pela universidade. Um dos projetos é o PAC- Programa de Avaliação Continuada-, modalidade de seleção alternativa ao vestibular, que seleciona alunos com boas notas no ensino médio para ingressar na instituição. “É um processo seriado dividido em três etapas, onde o aluno realiza uma prova em cada uma das três séries do Ensino Médio. Para esse programa são destinados 20% das vagas ofertadas pelos cursos da Unicentro”, conta. As inscrições para os interessados em participar da edição 2012 do PAC serão abertas no dia 17 de setembro.  Segundo Golinski, a Unicentro também oferece um percentual de vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Para ter direito ao benefício o vestibulando precisa cumprir alguns pré-requisitos como não ter freqüentado, trancado ou concluído um curso de nível superior. “20% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas, 60% para vagas universais e 20% para as cotas sociais”, comenta Golinski.
Cartão de inscrição
Lembrando que entre os dias 1º e 16 de setembro serão disponibilizado no site da Unicentro, o “Cartão de Inscrição” do Vestibular, onde irão constar todas as informações referentes ao ensalamento e aos dados do candidato.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de setembro, nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Mallet, Pitanga e Prudentópolis.
Menu do candidato
O Manual do Candidato, contendo todas as informações do Vestibular de Primavera, está disponível no site www.unicentro.br/vestibular. Mais informações na Coordenadoria Central de Processos Seletivos, pelos telefones 3621-1034 (Guarapuava) e 3421-3068 (Irati), ou ainda pelo e-mail: vestibular@unicentro.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.