sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012 - IBOPE divulga pesquisa em Ponta Grossa


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najua (Rodrigo Zub) Imagem: Paulo H Ternoski

A possibilidade de a disputa eleitoral ser decidida no segundo turno parece grande em Ponta Grossa. Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope/RPCTV, os candidatos Péricles de Mello (PT) e Marcelo Rangel (PPS) aparecem tecnicamente empatados. Péricles do PT aparece em primeiro com 33%. Pela margem de erro que é de quatro pontos, o deputado estadual tem entre 27 e 39%. Já Rangel soma 32%. Com a margem de erro, o também deputado estadual oscila entre 28 e 36%. Na terceira posição ficou o empresário Márcio Pauliki (PDT) que somou 15 pontos percentuais. Leandro Dias (PSOL) alcançou 1% da preferência do eleitor ponta-grossense. Já o candidato Krystofer Banach (PCB) não pontuou. Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam 12%.   Durante a pesquisa, o Ibope também ouviu a opinião dos entrevistados espontaneamente, ou seja, sem apresentar o nome dos candidatos. Nessa situação, Péricles aparece com 23% das intenções de voto, seguido de Marcelo Rangel, com 21%. Marcio Pauliki foi citado por 10% das pessoas e Leandro, 1%. O candidato Krystofer não pontuou. Outros 38% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votariam ou não responderam e 7% declararam que pretendem votar em branco ou nulo.
Rejeição
O Ibope perguntou também perguntou em que os eleitores não votariam. Péricles teve a maior rejeição com 24%. Leandro aparece com 22%, enquanto que 20% não votariam em Marcelo Rangel, 18% em Krystofer e 14% em Márcio. Dentre os entrevistados, 11% disseram que vota em qualquer um dos candidatos. Vale destacar que a soma da porcentagem de rejeição passa de 100% porque os candidatos podem escolher mais de um candidato.  O Ibope ouviu 504 eleitores entre terça e quarta-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
Eleitores
Lembrando que Ponta Grossa possui 225.984 eleitores, ou seja, número superior ao exigido pela lei eleitoral, para que aconteça o 2º turno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.